4 found
Order:
  1.  5
    A Guerra da Tríplice Aliança, 150 anos depois.Gabriel Passetti & Marcela Cristina Quinteros - 2020 - Dialogos 24 (3):1-5.
    Editorial do dossiê "A Guerra da Tríplice Aliança, 150 anos depois".
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  12
    A Guerra Guasu na construção da identidade nacional no Paraguai.Marcela Cristina Quinteros - 2020 - Dialogos 24 (3):178-197.
    Este artigo traz uma reflexão sobre como e por que a Guerra Guasu ou Guerra da Tríplice Aliança permanece na memória dos paraguaios como parte da identidade nacional. Partindo-se do pressuposto de que o Paraguai teve que atravessar por um processo de reconstrução simbólica após a derrota de 1870, se analisam as diferentes ressignificações dos mitos consagrados pelos revisionistas, ao longo do século XX, com o objetivo de identificar de que maneira esses mitos permearam as práticas políticas e culturais.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  20
    Disputas pela memória e a história na América Latina: os casos guatemalteco, salvadorenho e chileno.Marcela Cristina Quinteros - 2016 - Dialogos 20 (2):2.
    Este texto analisa três artigos que tratam sobre os ‘usos políticos do passado’ em diferentes momentos das histórias nacionais de El Salvador, Guatemala e Chile. O exame desses textos permite refletir sobre os caminhos escolhidos para a escrita das histórias nacionais durante os pós-guerras e como a hegemonia de uma interpretação histórica pode levar ao silêncio ou a deslocamentos de outras interpretações. Também é analisado o papel dos autores nessas disputas pela memória e história.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  28
    A/s biografia/s sobre Juan Natalicio González - doi: 10.4025/dialogos.v17i2.791.Marcela Cristina Quinteros - 2013 - Dialogos 17 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark